sábado, 27 junho , 2026

Entrevista – Deputado Mauro de Nadal, presidente da Alesc

“A Assembleia Legislativa trabalha por Santa Catarina em sintonia com os demais poderes, sempre preservando sua autonomia deliberativa”

A Assembleia legislativa de Santa Catarina completou 190 anos e diversas ações foram realizadas pela Casa para comemorar a data, entre elas, as sessões fora de sua sede oficial, em Florianópolis, com o intuito de aproximar o povo do parlamento, em um projeto intitulado de Alesc Itinerante.
Ocupando pela segunda vez o cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal (MDB) se prepara para entregar o posto em janeiro de 2025 e conversou com a Coluna sobre estas ações, a relação da Assembleia com a sociedade e o governo do Estado, além de falar sobre seus projetos futuros dentro da Casa.
Confira:

Pelo Estado – Qual o papel e importância da Assembleia Legislativa para Santa Catarina?
Deputado Mauro De Nadal – A Assembleia Legislativa retrata a população, porque em nosso parlamento estão 40 eleitos pelos catarinenses, e a soma de seus votos é maior que, por exemplo, a votação de um governador. Deputados representam variados segmentos e são de todas as regiões do Estado. De modo que é uma casa democrática e sempre acessível à população.
Isso se comprova no seu cotidiano, pois além das atividades em plenário e em suas comissões técnicas permanentes, a Alesc é palco de muitos eventos, dos mais variados matizes. Organiza debates e audiências públicas, reuniões e sessões especiais, e justifica, de forma plena, a carinhosa denominação de casa do povo.

Pelo Estado – Foram realizadas diversas ações em comemoração aos 190 anos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, entre elas, a Alesc Itinerante. Como o senhor avalia este projeto e qual o saldo positivo que se pode tirar dele?
Deputado Mauro De Nadal – Foi uma ideia que contou com o apoio de todos os parlamentares e se mostrou muito eficaz, para aproximar o parlamento estadual do cidadão, com a realização de sessões, desde maio, em todas as regiões. Foram organizadas etapas em Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages, e finalizadas em Chapecó. Abriu espaços para manifestações de entidades, que puderam encaminhar reivindicações. Permitiu à população conhecer os parlamentares, conversar e ver o cotidiano das atividades. Encaminhou pautas de interesses específicos das regiões. Ou seja, demonstrou ser uma iniciativa acertada.

Pelo Estado – O senhor está se encaminhando para o final do seu segundo ano de mandato. Como o senhor vê esses seus dois anos à frente da presidência da Casa?
Deputado Mauro De Nadal – Foi um período produtivo, em que a Assembleia Legislativa trabalhou por Santa Catarina e esteve em sintonia com os demais poderes, sempre preservando sua autonomia deliberativa. Com o viés de harmonia entre os parlamentares, valorizando mandatos individuais, e em especial as pautas da sociedade.

Pelo Estado – Quais seriam os seus destaques neste biênio?
Deputado Mauro De Nadal – O Alesc Itinerante foi um grande projeto. Outro destaque foi a criação das bancadas regionais. São colegiados integrados por livre adesão dos parlamentares, conforme a origem geográfica de suas representações políticas. Cada qual pode participar de uma bancada regional, do Sul, Norte, Vale, Serra, Oeste e Grande Florianópolis. Ali, em cada grupo, são tratados temas de amplo interesse nas regiões. Apresentadas reivindicações de forma coletiva. Ouvidos representantes de governo, empresas, lideranças. E também encaminhadas emendas, a partir de recursos economizados pela Alesc. Uma inovação da gestão.

Pelo Estado – O governador Jorginho Mello firmou um acordo com o seu partido, MDB, e terá mais alguns parlamentares da sigla, como Chiodini e Antídio Lunelli, em sua gestão. Como isto impacta na Assembleia?
Deputado Mauro De Nadal – Os encaminhamentos políticos para a administração do Executivo não tem interferência na condução do Legislativo. Há uma relação anterior de cordialidade, e o entendimento permanente de que os projetos importantes para Santa Catarina têm prioridade na pauta de debates da casa. Sobre a participação do MDB no governo, é um assunto de deliberações colegiadas na esfera do partido.

Pelo Estado – Algumas informações de bastidores sugerem a sua manutenção na presidência da Alesc. Procede? Se sim, como estariam essas negociações?
Deputado Mauro De Nadal – Meu segundo período como presidente da Alesc se encerra no final de janeiro de 2025, e os 40 parlamentares vão escolher democraticamente o meu sucessor. Não vejo outra possibilidade.

Pelo Estado – Há alguma pretensão de se candidatar nas próximas eleições, de 2026?
Deputado Mauro De Nadal – Trabalho pelo reconhecimento de meu mandato, pela representação política que me foi confiada, e busco ampliar relacionamentos, com a visão de que a população acredita em políticos que conseguem traduzir ações em resultados práticos. Sou deputado há quatro legislaturas. Em 2026, numa conjuntura partidária, avaliando cenários, vamos definir espaços para a disputa eleitoral. Minha primeira intenção é me eleger deputado estadual.

 

Continue lendo

Entrevista – Jorge Goetten, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas 

“O deputado dos pequenos e a missão de modernizar o Simples Nacional”   Por mais de dois anos à frente da pauta que mais mobiliza empreendedores...

Lula visita estaleiros de Itajaí e Navegantes para acompanhar obras do Programa Mar Aberto

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpre agenda em Santa Catarina nesta sexta-feira (26), com visita aos estaleiros Detroit Brasil,...

Mirante 12: o empreendimento que resgatou a história da Serra do Doze e virou referência no turismo de Lauro Müller 

 Em sete anos, o espaço cresceu de um quiosque de madeira para um complexo com tirolesa, balanço radical, asa delta e eventos que reúnem...

Copa 2026: rodada desta sexta define classificados e líderes dos grupos G, H e I

A Copa do Mundo 2026 encerra nesta sexta-feira (26) a fase de grupos das chaves G, H e I. Seis partidas movimentam o dia,...

Motociclista fica ferido após colidir com trem em passagem de nível em Tubarão

IMAGEM IA, Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Um motociclista ficou ferido após colidir com uma composição da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) na manhã desta...

PM registra seis ocorrências relevantes em 24 horas no Sul de Santa Catarina

FOTO PMSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) atendeu 97 ocorrências entre as 7h de quinta-feira (25) e...

Frio perde força durante a tarde, mas amanhecer segue gelado no Sul de Santa Catarina

FOTO Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A sexta-feira (26) será marcada por tempo firme e predomínio de sol em todo o Sul de Santa Catarina....

Horóscopo de hoje: confira a previsão para os 12 signos nesta sexta-feira (26)

IMAGEM Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos O Sol segue em Câncer e a Lua transita por Escorpião, formando uma combinação que favorece a sensibilidade, a...